TONI RODRIGUES, Diretor de Arte, Diretor de Criação e Sócio-Diretor da ImageMakers SP, falou sobre A maldição da hashtag é tema de debate no PPP 2019

A resistência e a importância da publicidade out of home em épocas de domínio do digital esteve presente na palestra "Criação do OOH: a maldição da hashtags", do publicitário Toni Rodrigues,

Rodrigues iniciou seu bate-papo com o público mostrando e contando como o símbolo da # deixou de ser uma maneira de organizar ranqueamento para se tornar sinônimo de mídias sociais e do mundo digital. Nesse contexto, ele fez um passeio sobre a história das mídias no âmbito publicitário, que teve início no jornal, mudou com a chegada da web comercial nos anos 90 e promoveu uma revolução com a propagação dos smartphones a partir de 2005, o que, de fato, transformou toda a linguagem gráfica e escrita na propaganda.

"O smartphone assimilou e engoliu quase todas as demais mídias - jornal, cinema, TV, revistas e rádio. Só uma resiste e deve continuar resistindo, a mídia outdoor. As pessoas levam a TV Globo no bolso, mas não conseguem levar o mub (mobiliário urbano), que fica na calçada da praia", explicou Toni, enfatizando a importância da publicidade out of home. Segundo ele, a mídia out of home não será englobada pelo smartphone como as demais foram. Por isso, a importância de trabalhar para ela de forma adequada.

"As novas gerações, que sempre tiveram uma tela qualquer na frente (nascidos dos anos 90 em diante), têm dificuldade em produzir conteúdo para essas mídias. Então, mostrei exemplos do que fazer e como fazer em três formas de pensar: com imagem, com texto e de forma integrada com o digital", explicou o publicitário.