SERENO MORENO LESSA, Head de Planejamento da GloboSat, falou sobre Anatomia da jornada de compra é tema de palestra no PPP 2019
A máxima de que a emoção fala mais alto na hora de passar diante de uma vitrine vem sendo desconstruída no universo do consumo. O impulso para gastar mais e em diferentes segmentos começou a perder espaço para a razão, reforçado pela liberdade de escolha. Um estudo da plataforma GNT Gente, batizado de "Anatomia da Jornada de Compra", mostra que o brasileiro mudou os seus hábitos no momento de abrir a carteira.
O foco principal foi como o mercado pode se adaptar e oferecer serviços sintonizados com esse novo consumidor, explicou Sereno Moreno, diretor de planejamento da Globosat, que comandou a palestra. Segundo ele, o acesso à informação é fator determinante nesta transformação. São 116 milhões de brasileiros na internet, sendo 95% dos usuários acessando pelo smartphone. A visualização de vídeos da avaliação do Youtube, decisivos na hora da compra, também registrou um salto de mais de 600%. A chamada geração Z impactou as demais.
"Em um cenário de crise, os consumidores passaram a pautar o varejo que passou, então, a pautar a indústria", disse Moreno.
O arremate da pesquisa elenca sete tendências:
- Owner Mindset: Pensando e agindo como sócio;
- Z-STORE: a loja pensada pelo olhar da Geração Z;
- Algorithm Play: hackers de algoritmos;
- Money Puzzle: o tabuleiro das formas de pagamento;
- Ubiquitous Delivery: a entrega possível em todos os lugares;
- Reputation Era: o poder dos comentários;
- Cinderela Mode: do bom e do melhor momentaneamente.
"As pessoas se apropriaram de ferramentas para pensar melhor, transformando o mecanismo de compra e interferindo, não apenas na publicidade, mas em todos os que fazem parte da cadeia comercial".