PAULO DAMASCENO, Diretor de Arte Sênior Agência David São Paulo, falou sobre Criatividade e ousadia discutidos em palestra no PPP 2019
A relação entre o medo e a criatividade foi tema de palestra ministrada pelo diretor criativo Paulo Damasceno, a apresentação "Vai dar merda: ousadia e criatividade em campanhas de Burger King", trouxe cases antigos e recentes da empresa de fast-food como forma de demostrar que, quanto menos burocracia e medo, mais criatividade e melhores resultados na propaganda.
"Quanto mais relevantes culturalmente somos para os nossos clientes, mais eles são fiéis à marca e mais felizes eles ficam com as nossas ações", explicou Paulo. Durante a palestra, o diretor criativo utilizou-se de um indicativo que chamou de "Índice VDM (vai dar merda)" para medir o nível de ousadia e de medo das campanhas publicitárias, tendo como base os cases do Burger King Costela, Whooperizador de ambientes, Whooper em Branco e Poliamor e a campanha premiada do Burn That Ad.
Segundo Paulo, quanto menos burocracia e menos medo na criação de campanhas, há mais estímulo à criatividade e melhores resultados. "Quanto maior o índice VDM, a marca deixa de ser paisagem, entra nas conversas que estão acontecendo na sociedade, se torna relevante e os produtos entregam o que prometemos na comunicação. Esse índice é na verdade a medida da ousadia de tudo o que fazemos, sejam ações especiais, sejam projetos pontuais. Isso é comprovado em preferência de marca, em vendas e em prêmios", afirmou o diretor.