MARIA LUIZA BORGES, Diretora de Conteúdos Digitais do Sistema Jornal do Commercio, faou sobre Estratégias para gerar conteúdo que engaja

Gerar conteúdo que provoque o engajamento do público é o grande desejo de quem trabalha com comunicação, envolvendo as mídias on ou off-line. É a chance de crescer a rede de clientes e prospects, de modo a criar uma percepção positiva da marca e assim gerar mais negócios. Seja no campo do jornalismo ou da publicidade, verdade e criatividade são bandeiras fundamentais.

"Hoje vivemos uma realidade baseada no que você escreve ou produz para ser localizado no Google e compartilhado no Facebook", destacou Maria Luiza Borges, diretora de conteúdos digitais do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. Segundo ela, para cada uma das grandes plataformas, é necessária a adoção de um caminho diferente. "Se eu quero ser localizado rapidamente, busco o trabalho com afinco de um CEO. Já se estou no campo das mídias sociais, tenho que me debruçar para ser o mais atrativo e estimulador possível", completou. Para ela, o ponto principal está na forma em que a marca se coloca no mercado para ganhar a atenção do público e se destacar em meio à concorrência.

A proliferação das chamadas "Fake News" acaba se colocando na linha de frente com o conteúdo de qualidade. "Vivemos a era da desinformação, com produções pobres e apelativas, às vezes com erros grosseiros, mas que falam o que as pessoas querem ouvir naquele momento", lembrou Borges. A responsabilidade em produzir algo melhor torna-se ainda mais gritante. "Temos que impactar as pessoas pela emoção, razão, riso, choro, sátira, seja qual for o elemento, mas que gere valor. A pegada principal será a verdade, capaz de produzir esta aproximação", concluiu.