CARLOS DOMINGOS, Publicitário, empresário, escritor e palestrante, falou sobre ameaças e oportunidades nos negócios na abertura do Prêmio Pernambuco de Propaganda 2019

O publicitário, empresário e escritor Carlos Domingos, fundador da agência AGE (atual mcgarrybowen) e ganhador de 22 Leões, fez a apresentação de abertura do ciclo de palestras da 10ª edição do Prêmio Pernambuco de Propaganda, com o tema Quanto maior a ameaça, maiores os incentivos para inovar". Baseado nos casos reais apresentados em seus dois livros – Oportunidades Disfarçadas 1 e 2 – best sellers corporativos com mais de 100 mil exemplares vendidos, Domingos levou para o Cais do Sertão algumas das maiores ideias empresariais da história que surgiram nos ambientes mais ameaçadores, como falta de recursos, concorrência acirrada, erros, crises, fracassos e acidentes.

Coca-Cola, Häagen-Dazs, Best Buy e empresas do Vale do Silício – como Twitter, Instagram e YouTube – são alguns exemplos de organizações listadas na palestra, e nos livros de Carlos Domingos, que tiveram que transformar problemas em oportunidades. A história do Best Buy é muito interessante. Fundada como uma pequena loja de componentes e sistemas de áudio no estado americano do Minnesota, a empresa foi atingida, em 1981, por um tornado. Seu teto caiu e os produtos foram parar no estacionamento", contou o publicitário.

A empresa respondeu à tragédia com criatividade através de uma liquidação chamada Tornado Sale", que se tornou um evento anual gerando enorme visibilidade para a rede. Esse exemplo mostra que não há nada melhor do que erros, limitações, crises, fatalidades, concorrências e fracassos para nos indicar oportunidades de negócio e de inovação", completou.